quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Exercícios de Sociologia 2º ano

EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA

2° anos

Professora: Liana



1o) Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, como o objeto fundamental dessa ciência. Sobre esse conceito, assinale V para verdadeiro e F para falso:


(A) ( ) Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, possuindo existência concreta que ultrapassa as vontades e pensamentos dos membros de uma sociedade, tomados isoladamente.

(B) ( ) Os fatos sociais são coercitivos, portanto, exercem pressão sobre os indivíduos com o objetivo de submetê-los às suas determinações, normas e regras.

(C) ( ) Os fatos sociais são anteriores aos membros das coletividades, pois já existem antes da chegada de cada um dos indivíduos e, provavelmente, continuarão a existir após as suas mortes.

(D) ( ) A coerção exercida pelos fatos sociais é apenas de natureza física, ou seja, manifesta-se somente pela ameaça de castigos corporais ou pela privação da liberdade.

(E) Os fatos sociais não se aplicam à totalidade dos membros de uma sociedade. Estão excluídos do seu alcance de sujeição e determinação os membros do grupo intelectual e economicamente dominante.


2o) Assinale a(s) alternativa(s) que corresponde(m) corretamente às afirmações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber sobre o trabalho e os processos vinculados a ele. Para isto marque com as seguintes letras KM, ED e MW:

(A) ( ) Nas distintas sociedades, as regras que organizam a divisão social do trabalho têm correspondência com aquelas que fundamentam sua coesão.

(B) ( ) Os homens transformam a natureza por meio do seu trabalho. Os distintos modos de produção resultam das maneiras específicas por meio das quais aquela transformação acontece.

(C) ( ) Nas sociedades modernas, a coesão social está diretamente relacionada à complexidade da divisão do trabalho.

(D) ( ) No capitalismo, o trabalhador não possui os meios de produção e, por isso, precisa vender sua força de trabalho para sobreviver.

(E) ( ) Ao considerar o trabalho uma ação virtuosa, que dignifica o indivíduo, a Reforma Protestante contribuiu para a emergência do capitalismo ocidental.


3o) Sobre os fatores relacionados ao surgimento da Sociologia, marque somente a(s) alternativa(s) correta(s).

(A) ( ) A Revolução Científica, iniciada no século XVI, ao propor a substituição da razão teológica pelo conhecimento derivado de evidências empiricamente observáveis, contribuiu para que a organização social deixasse de ser entendida como um dado natural ou desígnio divino e passasse a ser objeto de questionamentos.

(B) ( ) A Sociologia surge no contexto das Revoluções Democráticas do século XVIII como um instrumento de recomposição da ordem monárquica abalada pela crítica à legitimidade teológica das lideranças políticas.

(C) ( ) A Revolução Industrial acarretou uma série de problemas sociais, sendo a maioria decorrente da significativa concentração da população nas cidades ao redor das nascentes indústrias. A necessidade de compreensão dessa nova experiência urbana impulsionou decisivamente o surgimento da Sociologia.

(D) ( ) A Reforma Protestante, com a crítica ao dogma católico e a defesa da razão técnica, favoreceu a proposição de uma ciência objetiva da sociedade.


4o) A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?

(A) A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.

(B) O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.

(C) O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.

(D) A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.

(E) O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.


5o) Segundo Karl Marx a máquina comanda:


(A) O salário do operário.

(B) A oferta do produto no mercado.

(C) O corpo do operário.

(D) A extração da mais-valia.

(E) A divisão social do trabalho.

Nenhum comentário: